O que é o Jejum Intermitente (IF, do inglês Intermiittent Fasting)?
O jejum intermitente (IF, do inglês Intermittent Fasting) pode ser definido como o jejum de menos de 2 dias. Dentro deste conceito estão inclusos o jejum com restrição de tempo (veja pergunta abaixo), o jejum com dieta 5:2 e o jejum em dias alternados.
Embora haja uma variedade de métodos de jejum nesta categoria, todos eles se baseiam em padrões alimentares que se alternam entre os intervalos de alimentação e jejum.
O que é a alimentação com restrição de tempo (TRE, do inglês Time Restricted Eating)?
A forma mais popular de jejum intermitente praticada atualmente, é a alimentação com restrição de tempo que enfatiza o horário das refeições. Durante esse tipo de jejum, a alimentação é limitada a um certo número de horas por dia. Em vez de focar em calorias e alimentos, é limitada a quantidade de tempo gasto comendo. Alguém que segue um programa de jejum intermitente (TRE) comerá apenas durante uma janela específica de tempo a cada dia. Ao encurtar o número de horas que você come durante cada ciclo de 24 horas, você provavelmente consumirá menos alimentos e, assim, consumirá menos calorias. Como o o jejum intermitente se concentra em quando você come e não no que você come, ele pode ser combinado com outras dietas específicas para obter melhores resultados.
Os tipos de dietas de jejum intermitente (TRE) incluem um ritmo circadiano de 12:12, que é muito comum, durante a qual você come por 12 horas e jejua por 12 horas todos os dias. O ritmo circadiano ou ritmo diurno e noturno é um relógio impresso em nossos órgãos e sistemas, e respeitá-lo ao não comer durante a noite reflete esse relógio interno. Esta descoberta foi premiada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2017. O jejum intermitente (TRE com uso de ritmo circadiano) equilibra períodos de ingestão de alimentos com períodos de não ingestão de alimentos para que o corpo gaste as calorias que ingeriu, em vez de estar em períodos frequentes de ingestão e armazenamento de calorias na forma de gordura, o que pode resultar em obesidade. Por exemplo, você pode observar esta versão de jejum não comendo entre 20h e 8h, o que pode ajudá-lo a manter um peso corporal saudável.
A dieta 16: 8 considera jejuar por 16 horas e comer por 8. Neste momento, sem dados conclusivos, não se sabe se este tipo de jejum é mais ou menos adequado do que outros métodos de jejum para pessoas que estão preocupadas em gerir melhor seu peso.
Os desafios potenciais incluem 4 horas extras (12-16 horas) sem ingestão de alimentos, o que pode levar a riscos para a saúde.
Que outros tipos de Jejum Intermitente (FI) existem?
Estes incluem principalmente uma refeição por dia (OMAD, do inglês one meal a day), a Dieta 5:2 e o Jejum em Dia Alternativo (ADF, do inglês Alternate Day Fast). Também conhecido como a dieta do Guerreiro (do inglês, The Warrior Diet), o OMAD é praticado como um hábito de longo prazo e normalmente requer um período de preparação de 16:8, 20:4 e jejuns de 24 horas. O 5:2 foca o jejum durante dias específicos da semana. Para esta abordagem, os indivíduos irão eliminar ou restringir severamente suas calorias por dois (não consecutivos) dias da semana e então retomar sua dieta normal pelos outros cinco dias. Por fim, a premissa básica do ADF é jejuar em um dia e comer o que quiser no dia seguinte, repetindo o ciclo ao longo da semana. Algumas abordagens modificadas do ADF permitem que você consuma até 500 calorias para mulheres e até 600 calorias para homens em seus dias de jejum. -Qual a diferença entre Jejum Intermitente (IF) e Jejum Prolongado (PF)? A diferença entre o jejum intermitente (FI) e o jejum prolongado (PF) como o do ProLon é que, enquanto o FI envolve intervalos de jejum de 12 a 24 horas, o PF geralmente se refere a jejuns com duração superior a 48 horas. Com os intervalos de jejum mais curtos característicos do FI, o corpo cruza o limiar do uso de glicose da refeição mais recente para o uso de seus próprios estoques de energia interna e não desencadeia um verdadeiro estado de jejum celular resistente ao estresse. Com os intervalos de jejum mais longos do PF, a principal fonte de combustível muda para gordura, o que é parte do motivo pelo qual o PF é uma maneira eficaz de diminuir alguns centímetros na circunferência abdominal, e suas células entram em um estado de limpeza devido ao jejum.
Eu preciso fazer alimentação com restrição de tempo (TRE) enquanto estiver no ProLon?
Entre os ciclos de ProLon, você pode consumir sua comida entre as janelas de jejum em conformidade com um TRE se quiser, mas você não precisa fazer o TRE ao fazer o ProLon. Você já está obtendo benefícios do TRE e muito mais ao fazer uma dieta ProLon.